Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2011

Razão e emoção...

Imagem
Em algum momento da minha vida uma pessoa me disse que ouvir o coração é a raiz dos males de nossos tempos, a prostituição, a promiscuidade, a falta de Deus na vida das pessoas... Tudo isso é virtude de dar ouvidos aos sentimentos e não pôr a razão como guia das atitudes. Em resposta a isso eu me faço uma pergunta: o que seria da sociedade em que vivemos se não fossem os grandes homens que ouviram as vozes inflamadas dos seus corações. Vamos a alguns exemplos: o que seria do cristianismo se não fosse o amor de Jesus Cristo? O que seria da música se não fossem as composições cheias de sentimentos? O que seria de uma família se não fosse o amor fraterno? O que seria de nós sem o amor de Deus? Eu realmente não consigo imaginar uma vida sem o amor como guia. Deus é amor. Então, não deixemos de ouvir as vozes de nossos corações, sempre amparados pelo bom senso e pela razão, mas como guia o coração. Jhony.

Sem olhar para trás....

Imagem
A cada dia que vivo, aprendo várias coisas, tenho várias novidades pra contar e vez ou outra algumas decepções com as quais eu aprendo muito. Pessoas que confiamos nos deixam para trás (e também fazemos isso, mesmo que inconscientemente, às vezes), conquistas que não conquistamos, amores que não vivemos, vitórias que não almejamos. Isso tudo é muito bom, pois é nas derrotas que aprendemos o quanto é bom ganhar. É nesse momento que temos que buscar forças e seguir em frente. É onde conseguimos tirar uma lição de toda a solidão, e podemos encontrar a nós mesmos em meio a multidão. No final das contas o importante é aprender, mas nunca, nunca mesmo, olhar para trás. Quem olha para trás é petrificado nas lembranças do passado, e o passado não pode ser vivido de novo. Sigamos em frente, com o aprendizado do passado e vivendo intensamente cada nova experiência. Jony.

Velocidade das Coisas....

Imagem
Na maior parte das vezes o que vem rápido demais tem grande probabilidade de ir rápido demais também. Quando as coisas simplesmente caem no nosso colo e indefinidamente não temos controle da situação, simplesmente somo meros figurantes de um cenário surreal, há grande motivo para preocupação, pois a vida não é assim. As coisas que realmente acontecem e permanecem em nossa realidade são construídas com empenho e sacrifício. Uma colocação profissional depende de qualificação, rede de contatos, liderança, espírito de equipe e por aí vai. Um relacionamento duradouro necessita de amadurecimento, conhecimento de ambas as partes, família e por aí vai muito mais. O que se pode concluir é que quando algo simplesmente acontece e se estabelece, preocupe-se, pois a vida está prestes a lhe pregar uma peça que servirá de lição para o resto da vida. Fogo de palha é fantástico, mas não cozinha, só queima.

Amizades....

Imagem
O que levar de mais importante na vida do que amizades? De todos os momentos excelentes da faculdade, do ensino médio, os que mais recordamos com carinho são dos momentos que passamos com pessoas que amamos, das festas de segunda-feira, do atraso na aula de sábado, da feia que o amigo pegou e jura que não lembra (mentira, o que ele estava era muito bêbado). Às vezes eu vejo pessoas individualistas, egoístas, fechadas para novas amizades e tenho muita pena, elas não sabem o que estão perdendo. Muitas vezes as maiores oportunidades da nossa vida são frutos de uma verdadeira amizade, de um relacionamento honesto que todos deveriam proporcionar a si mesmos. Pode ser que o amor da sua vida surja de uma amizade, o emprego dos seus sonhos, ou simplesmente uma gargalhada de dar nó no estômago. Quanto maior o nosso saldo de amigos, maior é a nossa felicidade, então não vamos perder tempo em não ter muitos amigos, sem eles a vida não vale a pena. Realmente amigos vêm e vão a todo o moment

Escolhas...

Imagem
Uma coisa muito certa em relação às escolhas que fazemos na vida é a dúvida. Para começar já existe dúvida quando temos que escolher alguma coisa e não sabemos ao certo qual a melhor opção. Depois de feita a escolha, e aí vem a pior parte, nunca saberemos qual o rumo das coisas se tivéssemos escolhido o “outro” caminho, se seria melhor, pior ou igual, essa será uma dúvida eterna. Mas todos os dias fazemos escolhas de todo o tipo, desde que levantamos. Que roupa vamos vestir, qual a refeição do café, do almoço.... Essas simples escolhas que nos cercam são tão banais, mas às vezes não nos damos conta da sua importância. A escolha de uma alimentação ruim pode ocasionar uma vida menos longeva. Estamos cercados de escolhas e de dúvidas eternas que essas ocasionam. O que se pode fazer é pensar bem antes de tomar qualquer decisão, refletir sobre o máximo possível de consequências e seguir em frente, pois olhar pra trás é sempre a pior escolha.

O que é o tempo?

Imagem
Uns dizem que o tempo é o que podemos contar no relógio, o senso comum diz que o tempo “voa”, a física considera o tempo uma dimensão. Mas o tempo pode ser interpretado de várias formas e todas estarem corretas. O que mais me intriga no tempo não é o tempo que passou e nem o tempo que vivo agora. O que mais me perturba é o tempo futuro, pois é totalmente fora de controle, por mais que planejemos o que realmente acontece é alheio a nossa vontade. O pior de tudo é que o tempo futuro pode nem chegar. A maior incerteza da vida é o amanhã. Quando me vejo frente a um problema inédito que não sei resolver, penso: “que maravilha”, uma situação nova, algo que não vivi ainda, algo que vai me trazer bagagem. Nessas situações temos que aproveitar o máximo para podermos aprender a não errar os mesmos erros e sabermos que mesmo frente a problemas, temos que viver cada momento e curti-los o máximo possível, pois cada sensação vivida é única e não pode ser lembrada como só tortura. O tempo que