Herança
Eu pressionei o botão para chamar o elevador, três elevadores super lentos de um prédio do século passado.
A recepcionista do hall conversava com um moça que aguardava um elevador assim como eu. Enquanto os elevadores nos faziam esperar, a recepcionista estava dando uma lição de estoicismo para a moça que parecia estar indignada com a vida de quem não nasceu repleto de privilégios.
Finalmente um elevador chegou! Abriu a porta lentamente e eu entrei, a moça veio logo depois de mim e pronunciou um última frase para a recepcionista: -"eu queria ter nascido herdeira, mas não deu, tenho que trabalhar".
Incrivelmente havia um ar-condicionado split instalado no elevador, acho que ele estava programado para ser lento devido ao conforto de estar num ambiente climatizado. Imagino que os gestores daquele edifício decidiram que não valeria a pena instalar ar-condicionado nos elevadores se a viagem não fosse desfrutada ao máximo de tempo possível.
Quando a porta do elevador se fechou, eu pressionei o número 4, meu destino.
A moça desceu no 2° andar, passei o dobro de tempo no ambiente climatizado, tempo suficiente para refletir sobre herança, o que ela declarou que não havia recebido.
Comecei a pensar em tudo que conquistei e deixei de conquistar na vida, o que era responsabilidade minha e o que era herança. Então eu lembrei da maior herança que qualquer um de nós "Sapiens" poderia ter recebido: a existência!
E quando eu me refiro a existência, eu lembro que já vencemos a corrida mais importante de nossas vidas, a fecundação, já parou para pensar sobre isso?
Mas a existência vai muito além, recebemos de presente a máquina biológica mais potente do universo conhecido, o cérebro humano. Olhe a sua volta, estamos em 2024. Temos viagens aéreas para qualquer parte do planeta, exploramos a terra como nunca antes de forma quase que instantânea comparada as viagens pelo oceano do passado.
Temos internet via satélite em todo o globo, simplesmente estamos totalmente conectados a qualquer momento, em qualquer lugar. Temos produção abundante de alimento, embora mal distribuída.
Pense bem: temos ar condicionado até em elevadores. Nunca houve tanta qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento como na nossa era.
Nós temos toda herança que precisamos. Se você nasceu perfeito, possui capacidade de locomoção, é provido da maior máquina biológica jamais vista e ainda acredita que precisa de herança para se desenvolver. Você realmente não entendeu a existência.
Para de reclamar, olhe a sua volta. Com certeza há em algum lugar uma oportunidade de desenvolvimento de suas habilidades para se destacar na sociedade e poder emergir de uma situação financeira desfavorável. Lembre do poder que você recebeu, da dádiva da existência!
Comentários